Blogueiro por um dia: Cupcakes da Lucila!



Oláááá
Eu sou a Lucila, colega de trabalho e amiga da Kate Willians. Fui convidada pela Kate para ter um dia de blogueira, ela me deu total liberdade para escrever sobre o que eu quiser. A ideia principal era escrever algo sobre eventos, área em que atuo e amo demais, porém como precisávamos de algo rápido escolhi pensei em fazer algo que eu vocês já viram fotos aqui no Blog: Meus Cupcakes.
A ideia de começar a fazer começou numa vontade de comer um Cupcake bom, sempre que comprava eles eram secos, pouco recheio, não era legal. Aí decidi aprender a fazer.
Primeiro eu tentei com a receita de bolo que eu costumava fazer em casa, aquele bolo de chocolate normal. Não deu certo. Depois peguei uma receita de cupcake mesmo, deu certo, mas eu não tinha a forma de cupcake ai as forminhas de papel abriram todas e ficou um desastre.
Comecei a utilizar as forminhas de empadas da minha mãe (aquelas maiores sabe?!) como suporte para as forminhas de papel, ai deu certo!!!!! Eu não desisti, então, se vocês forem fazer não desistam porque dá certo. Eu sou um exemplo de que qualquer um pode fazer, não sei nem fazer arroz...rsrs.

Vou dividir com vocês a minha receita e o passo a passo:

Ingredientes:

ü  ¾ de xícara de óleo de soja
 ü  1 colher de fermento em pó (eu uso a de sobremesa)
 ü  1 xícara de chocolate em pó (pode ser o Nescau mesmo, eu gosto mais)
 ü  1 xícara de leite (não importa a temperatura, já fiz com ele gelado e em temperatura ambiente e deu certo)
 ü  2 ovos
 ü  2 xícaras de açúcar
 ü3 xícaras de farinha de trigo

Modo de fazer:
Uns dizem para você misturar os líquidos separados do seco e depois misturar e bater na mão, eu não faço isso não, pois dói o braço mesmo. A batedeira foi inventada pra isso.
O que eu faço é colocar todos os secos e misturar eles, isso dá para fazer na mão, na própria travessa da batedeira. Depois coloco os dois ovos no centro dessa mistura e ligo a batedeira, vou aumentando a velocidade aos poucos, senão voa toda a mistura seca. E vou acrescentando o óleo e o leite. Mas você pode fazer sem ordem, ela não altera o produto. Apenas o fermento deve ser o último.


Terminando de bater eu ligo o forno e deixo pré-aquecendo. Agora vem a parte chata e mais demorada, encher as forminhas.
Eu abro todas antes de começar a bater os ingredientes. Hoje eu tenho a forma de cupcake, então ajuda bastante. Eu pego a massa com uma concha pequena e vou colocando nas forminhas, eu encho no máximo até a metade dela. Senão ele cresce demais e fica ruim para colocar a cobertura.


Eu deixo a massa de 20 à 25 min no forno, entre 160° e 180°. E verifico se está bom, como a gente faz com bolo normal. Só não vai abrir a porta do forno inteira para verificar senão murcha tudo (já aconteceu comigo =P).


Dica: a massa rende 24 cupcakes, como eu só tenho uma forma de 12 unidades eu pego outra forma de bolo normal e abro as outras forminhas, ai coloco ali mesmo, quando tiro a primeira fornada eu as coloco na forma de cupcake. Cuidado que queima o dedo quando você tirar os que já estão prontos. Deu para entender?
O recheio e a cobertura ficam a seu critério.

Como rechear:
Para rechear você tem que abrir um buraco no cupcake,  depois de frio.
Eu utilizo uma faca com ponta e serrinha e posiciono ela na diagonal e faço o círculo. Assim ela sai como um cone e já com o buraco para o recheio.
Ai você corta a parte debaixo desse cone e só deia a parte de cima, pra ser utilizado como tampinha mesmo. 


Aí você coloca o seu recheio, coloca a tampinha e a cobertura. Aí você só joga os confeitos. Eu não tenho paciência para decorar não, então assim é mais fácil.


Dicas de recheio e cobertura (mas acho que esses todo mundo conhece):

Recheio: Beijinho
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 pacote de coco ralado (o natural fica uma delícia)
Cobertura: Brigadeiro
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de chocolate em pó





Lucila tem 28 anos é formada em Relações Públicas e é pós-graduanda em Administração pela FGV. Trabalha com eventos no Sistema de Ensino Poliedro e ama o que faz. É geminiana e gosta de falar bastante. Ama um filme, seja em casa ou no cinema. E devora um livro num final de semana.








=> Este post está participando do Top Comentarista de Janeiro, clique para preencher o formulário.

1 comentários:

  1. Oii Lu :D

    Preciso urgentemente experimentar esse cupcake *-* A Kate acertou em cheio em te convidar pra essa coluna, eu adorei, rs!
    Confesso que sou péssima na cozinha (coitado do meu noivo), mas vou tentar sem dúvidas essa receita .. Eu tenho aquele forminha de plástico, será que serve?
    Enfim, depois venho te contar se deu certo, mas já posso adiantar uma coisa, o recheio escolhido com certeza vai ser o de brigadeiro (acha que sou chocólatra? rsrs)
    Bjs :*

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para nós.