RESENHA: Eve e Adam - Michael Grant e Katherine AppleGate



EEEE, a primeira resenha do ano está no ar, e é do mais novo lançamento da Novo Conceito. Feita pelo Robson, ela irá deixar vocês intrigados. Não se esqueçam de comentar, dizendo o que acharam da resenha. Ainda hoje irei soltar o resultado do Top Comentarista para vocês, então fiquem ligados!

Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina.
Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida!
Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição.








Eu juro que tentei gostar do livro. Eu juro que não vou entrar em detalhes!
Sabe quando você compra um lanche que na foto está de um jeito e, quando você abre, tem outra coisa ali? Então, essa foi a minha sensação depois que li o livro.
Em algumas partes até foi possível ter um pouco de empolgação com a história. A cadência foi boa, a linguagem é simples, as personagens interessantes. Mas, o que esperar de um livro que tem uma maçã com metade de metal na capa, formada por peças de quebra-cabeça, com raios saindo dela, com o título de Eve e Adam, acompanhada da seguinte frase: “Quando nenhum namorado é perfeito, construa o seu”. Foi um erro partir para essa linha, mesmo o livro sendo juvenil (tenho minhas dúvidas se é mesmo juvenil!). Me peguei torcendo para a Eve e o Solon ficarem juntos! Tipo personagens da Malhação que tem os pais brigados, mas que querem ficar juntos. Não, isso não poderia ter acontecido! Não mesmo! Essa não é a proposta dos autores!
Achei a história meio água com açúcar. A ideia foi boa, mas o desenvolvimento dela deixou muito a desejar. Sem falar dos momentos em que os autores propõem gerar no leitor um friozinho na barriga e nada acontece, ou acontece de forma simples, sem sustos.
Muitas vezes as histórias das personagens secundárias foram mais interessantes, como a da amiga da Eve, Aislin, envolvida com um namorado barra pesada. Ou, principalmente, do Solo. Em minha opinião, a história teria sido mais interessante se ele fosse o protagonista. Uma bela história de vingança sustentada pela ciência e a tecnologia. O que quero dizer com isso? Que a proposta do livro de me fazer rever meus conceitos sobre a ciência (é o que está escrito na sinopse) passou longe, pois o tema foi abordado de forma superficial. Bem superficial!
Três personagens narram a história. Isso foi o mais interessante porque gerou curiosidade em saber como cada um deles está percebendo determinada situação e como vai agir. Me apeguei a isso como recurso para finalizar a leitura, pois teria parado na metade.
Mesmo com tantos pontos negativos, eu sugiro a leitura para quem quer ler algo superficial. Será bom para você que deseja praticar a criatividade, pois terá muitas ideias para melhorar a história.
Se quiser aprofundar no tema ou ler achando que vai encontrar o que a sinopse “vende”, melhor partir para outro.
Parece que haverá sequência. Pode ser um erro. Talvez, criar um filme a respeito da história seja interessante. Obviamente, com mais aprofundamento do tema “ciência”. Existe um book trailer, pra variar, superficial:


Se está em dúvida, leia outras resenhas. Muitas pessoas leram e amaram o livro. Ou, leia, pois vai ser rápido, bem rápido!

                                             
Robson Ribeiro
Tem 33 anos, é formado em jornalismo e pós graduado em Gestão Estratégica de Negócios. É fotógrafo, músico e articulista do jornal Diário de Jacareí. É líder do ministério de comunicação da PIB Jacareí e supervisor de comunicação do Sistema de Ensino Poliedro há dez anos. É casado, tem duas filhas e a sua família é o seu principal tesouro.



=> Este post está participando do Top Comentarista de Janeiro, clique para preencher o formulário.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós.