As famosas experiências do Manual do Mundo!



E quem ai, ainda não deu aquela conferida no livro de experimentos do também blogueiro/vlogger Iberê, responsável pelo 'Manual do Mundo'? Pois é, por isso que eu, por ser boazinha, resolvi mostrar para vocês fotos de como ele é por dentro e contar um pouquinho sobre as ideias que eu tenho para divulgar ele e que irão ser colocadas em prática ainda esse ano. Por isto, irei deixar vocês com um breve resuminho sobre o que eu achei do livro, uma ideia de projeto qual usarei para divulgá-lo e muitaaas fotos - das experiências que eu mais gostei - do miolo do livro. Bora conferir?


Fotos aleatórios do miolo do livro

Estou gostando até demais, desta nova 'vibe' do selo Sextante, que tem publicado livros como este, com um capricho impressionante. As imagens, assim como do livro do Brogui, são extremamente coloridas e colocadas de modo que você tenha vontade de testar todas as experiências, os materiais a serem utilizados nas experiências são fáceis de encontrar e os poucos que não são, são descritos nas páginas finais, com dicas de onde se deve procurar. O passo a passo é devidamente ilustrado por fotos e no final de cada experiência, você encontra uma pesquisa mais aprofundada sobre o que e porquê a mesma acontece ou é possível de se realizar. Achei o máximo! Escolhi algumas como favoritas, que irei gravar para vocês. Ao todo são 10. Claro que se eu gostar por demais da coisa, irei fazer mais algumas, apenas para que vocês vejam o quanto são fáceis. 


Outra coisa fantástica, é que o Manual do Mundo também tem canal no Youtube (para conferir basta clicar) onde ele realiza três vezes por semana, experiências, pegadinhas, desafios, mágicas e mais! No vídeo acima, vocês podem conferir quais foram os melhores de 2014.


Em entrevista cedida à revista Mundo Estranho em 21 de janeiro de 2013:

De onde surgiu a ideia de criar o Manual do Mundo?

"A ideia surgiu da coleção Manual dos Escoteiros Mirins, da Disney, que é bem antiga e ensina as crianças a fazer tudo o que é interessante… experiências, mágicas, coisas de construir, etc. Então, se você pegar os primeiros 50 vídeos do Manual do Mundo, são todas coisas que eu já sabia quando era criança, e que estou mostrando ali. Só depois é que eu comecei a pesquisar coisas novas. No começo tinham poucas experiências, mas aí as pessoas começaram a pedir cada vez mais, e acabou indo bastante para esse lado. Mas temos bastantes coisas que não são experiências: receitas, pegadinhas… Não tem nada que seja chato!"

De onde você tira tantas receitas e experimentos para os vídeos?

"O jornalista tem que buscar coisas novas o tempo todo, e é exatamente esse trabalho que eu faço. Tem muita coisa legal no YouTube, canais estrangeiros ou pessoas daqui mesmo que fazem coisas legais, mas às vezes os vídeos não são tão bonitos, ou estão em outra língua. E aí eu simplifico, estou sempre querendo fazer com que as coisas fiquem mais acessíveis. Mas eu também tenho um monte de livros que eu vou acumulando. Tem muitas sugestões que chegam todos os dias. E aí eu vou colocando tudo em uma lista. Eu só não saio fazendo tudo porque não é fácil, né? As pegadinhas, por exemplo: tem que pegar alguém no vídeo, e é difícil elaborar o negócio para a pessoa cair na pegadinha, com você filmando e tudo. As coisas vão acontecendo aos pouquinhos. Mas eu já tenho uma lista gigante de vídeos que eu quero fazer."

Iberê Thenório ganhou na minha opinião, um super voto de confiança quando o assunto é criatividade e eu já estou acompanhando o canal e o blog dele! Também parabenizo a Sextante pela iniciativa. Vocês estão cada vez melhores! 

Bom, este é um dos mais novos lançamentos da Sextante e eu espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho mais sobre ele. 


=> Este post está participando do Top Comentarista de Janeiro, clique para preencher o formulário.

1 comentários:

  1. Adorei !!
    Não conhecia o livro, mas a minha curiosidade já falou mais alto ..
    Engraçado como a gente encontra cada coisa interessante fazendo experimentos não é? Vou dar uma procurada no livro e chamar o meu noivo pra fazer alguns dos experimentos comigo, tenho certeza que vamos nos divertir!!
    Bj

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para nós.