10 motivos por quais se deve sim, ler mais que um ou dois livros por ano!


Hoje resolvi iniciar o dia aqui no Drunk, com um post um pouquinho diferente. Nós, começamos como um blog literário e só agora, em 2014, resolvemos expandir os temas a serem discutidos no Drunk. Isto, nos fez ter mais leitores, mas em nenhum momento deixamos de resenhar livros e recomendá-los por aqui. Claro que em algumas semanas, as resenhas são mais frequentes que em outras, mas isto é algo que nunca deixará de fazer parte do blog. Por que? Porque ler é essencial na vida de qualquer ser humano. Quer entender os motivos? Então acompanhe este post até o fim!

1 - Amplia o seu vocabulário!


E consequentemente te faz ser capaz de se expressar melhor. Porque afinal, não há nada mais frustrante que, ler uma palavra em uma prova - seja um ENEM da vida, ou provas de concurso - e não entender 'bulhufas'. Ou então, ir à uma entrevista de emprego, e não conseguir dialogar com o responsável de RH, sem parecer uma criança. E olha que tem criança, que hoje em dia dá de dez à zero, em qualquer adulto, quando o assunto é 'a norma culta da língua portuguesa'. Ou seja, falar sem gírias e com maior propriedade sobre o assunto, com toda certeza, será um diferencial que você levará consigo para qualquer lugar que for.

2 - Te ajuda a compreender melhor as coisas!


Seja uma propaganda, um anúncio de jornal, um poema, ou até mesmo, trechos de uma propaganda eleitoral. Ser um bom leitor, faz com que você, passe a entender melhor as mensagens por trás de simples frases, sejam elas ditas ou escritas. Faz com seu cérebro trabalhe mais, antes de tomar uma iniciativa ou partido. 'Abre a sua mente' para assuntos que você, nunca imaginou, que saberia algo sobre. Porque ler, é isto, um aprendizado. Esteja você lendo uma ficção, um romance ou até mesmo um livro de auto-ajuda. Sempre aprenderá algo, com a leitura, seja isto útil ao seu dia-a-dia ou não.

3 - Faz com que você tenha um olhar mais crítico!


E talvez aí, você realmente consiga entender o que aquele tal pintor famoso, quis dizer com sua obra, ou descobrir qual foi a verdadeira intenção de um dos famosos 'pensadores', com aquela tal frase, que você compartilhou na sua linha do tempo do Facebook. Será que foi mesmo, Albert Einstein quem escreveu? Ou o Caio Castro de Abreu? Sim, você aprenderá a questionar coisas bobas como essa, mas também, a entender 'as famosas entrelinhas' por trás de tudo o que a mídia te impõe a acreditar. 

4 - Aumenta o seu repertório criativo!


E não serve só, para quem trabalha com publicidade e propaganda, é escritor ou trabalha com crianças, pois a criatividade é essencial em qualquer momento da nossa vida. Por muitas vezes é a nossa capacidade de sermos criativos, que conta na hora de conseguir um emprego. Já que até mesmo nos cargos mais humildes, precisamos frequentemente, encontrar saídas mais criativas para problemas mais engenhosos que surgem no nosso dia-à-dia. 

5 - Melhora a sua concentração! 


Isto porque, nos dias de hoje, com 'Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube' e outros, fica difícil se concentrar em qualquer coisa, por mais que 20 minutos. Ler vai ajudar você e muito neste quesito, já que para sentar, ler e entender o que se está lendo, exige muita concentração e paciência. Quer coisa melhor que a leitura, para ajudar você a ganhar alguns pontos com o chefe, na hora de se fazer alguma tarefa? 

6 - Você viaja para outros lugares, sem sair de casa!


E conhece mais sobre outras culturas, sem sequer ter estado em outro país. Foi assim que eu, conheci sobre a cultura indiana - seus pratos típicos, costumes e lendas - ; lendo a série 'A maldição do tigre'. Porque todo bom autor, ao escrever sua história, gastou horas, dias e semanas pesquisando sobre o lugar onde a história se passa, e você acaba adquirindo esse conhecimento, ao ler.

7 -  Você sempre estará à frente, quando o assunto for 'livros que viraram filme'!


E saberá dizer aos seus amigos, se um filme vai ser bom ou não, quando eles o chamarem para assisti-lo nos cinemas e no melhor dos casos, será o escolhido para responder, quanto perguntarem, 'o livro é tão bom quanto o filme?'. Isto nem sempre será uma vantagem, mas garanto que você se gabará disso, quando conhecer uma garota ou um garoto, que seja fã de um determinado filme ou obra. Terão assunto de sobra para conversar. É um ótimo jeito de conhecer novas pessoas!

8 - Diminui o stress!


Porque qualquer boa história tem o poder de fazer com que você esqueça os problemas do trabalho, da vida pessoal e financeira, momentaneamente, e alivie a mente. Garanto para você que não há maneira melhor de se encerrar o dia, e dormir com a cabeça tranquila, que ler.

9 - Desenvolvimento pessoal!


Porque ler sobre os mais diversos assuntos, vai fazer com que você reflita sobre as suas próprias atitudes, consequentemente fazendo com que você 'cresça' e amadureça. Então sim, ler, vai estimular não apenas a sua forma de pensar, mas também o seu comportamento. Te fazendo se identificar com problemas 'fictícios' e te incentivando de certa forma, a resolver os seus próprios.

10 - Por último, mas não menos importante; melhora a sua escrita!


Porque não há nada pior que ler uma mensagem como 'você que quiz isso.' ou 'Agente presisa converssar.' E estes foram apenas exemplos bobos, porque pela rede, você encontra coisa bem pior. E ainda tem gente que pergunta 'mas como ler, vai me ajudar a escrever melhor? Pois eu explico, de tanto ver as palavras escritas de maneira correta, você vai acabar 'escrevendo' de maneira correta.

E se você não se convenceu, mesmo depois de ler esta lista, dá só uma olhada nestes depoimentos:

Sempre fui apegada aos livros desde pequena. Porque neles, eu sempre encontrei novos mundos - e novas palavras - novas descrições, novas pessoas. E novo irá se repetir até não cansar durante esse depoimento! Mais eu devo ressaltar, que não existe somente a leitura literária - foi nela que tudo começou para mim - mais as outras formas de leitura. Que são igualmente importantes! Com a leitura nós alcançamos outros mundos e também novas percepções de vida como seres humanos. Não focamos somente em um ponto, ou somente em uma direção. Olhamos a nossa volta, e conseguimos enxergar fatos reais, notícias reais, assuntos reais e fazer a diferença. Como leitores, autores, observadores e fazendo ações. Ree Magnoni - Colunista do Drunk

Acho que ler é bom, pois ajuda na questão de concentração, melhora a escrita, a fala, ajuda na criatividade, e você aprende muito, conhece lugares novos sem sair de casa
Carol Piconi - Resenhista do Drunk

Gostaram do post? Espero que sim! Não se esqueçam de deixar seus comentários aí embaixo.


3 comentários:

  1. Muito bacana o post, concordo com tudo, só que eu ainda tenho problema com a escrita, sou péssimo em redação :(
    mas aos poucos creio que estou melhorando :D
    Mais que concordo que diminui o Stress, enfim concordo, concordo e concordo....hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Ms msmo se ler n tivesse nenhuma 'utilidade' eu continuaria lendo! hahaa
    P mim a leitura vai mto além de todas essas vantagens citadas...
    É mto amor! <3

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para nós.