[RESENHA] Quando eu era Joe - Keren David


QUANDO EU ERA JOE – KEREN DAVID

Imagine o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos, Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Sua escola e até mesmo o seu nome. Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro num parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha, e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente, em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe... E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso... Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer. Um livro – de tirar o fôlego! – sobre coragem e sobre o peso das consequências do que fazemos.

Bom, quando escolhi este livro para resenhar, fiquei com uma enorme ansiedade para ele chegar e quando chegou, simplesmente não aguentei e comecei a ler imediatamente. Terminando ele em três dias, somente três dias. E depois que terminei, fui pesquisar o que os leitores acharam dele e encontrei muitas opiniões diversas, mas sabe qual foi a minha? Eu AMEI!
O livro traz muita ação e emoção do começo ao fim, sem deixar de lado coisas importantes. Nos deixa de boca aberta, com ações que vamos descobrindo conforme a história vai se desenrolando, muitas coisas me deixaram surpreso, já que eu não esperava. Posso dizer que me surpreendi sobre como a autora conseguiu nos deixar curiosos para sabe o fim, e também o começo.

“Eles tiram uma radiografia. Eu fico deitado sozinho na mesa branca enquanto a máquina clica e zumbe por cima do meu corpo. Imagino como seria se essas máquinas pudessem enxergar dentro de sua mente assim como de seu corpo e ver o emaranhado de mentiras e pensamentos e problemas que tem lá; se pudessem produzir uma imagem que capturasse a verdade interna, a pessoa real, o esqueleto da alma. Quem veria se pudessem enxergar dentro de mim?” Página 147


O livro conta a história de Tyler, um jovem de apenas 14 anos que vê sua vida mudar drasticamente, após presenciar um crime bárbaro, pois, logo após o ocorrido vai a policia depor sobre o caso. Com tudo que aconteceu, a policia acaba por decidir, que o melhor a fazer é por ele no programa de proteção a testemunha. E quando Tyler e sua mãe, Nicki, vão ao apartamento onde moram para pegar seus pertences, acabam por sofrer um atentado e saem fugidos de Londres, para viver uma nova vida.
É a partir desses acontecimentos que surge Joe, a nova identidade de Tyler, que é o seu oposto. No passado, era um garoto quieto, tímido, fracote e que vivia na sombra de seu único amigo, Arron. Joe é um garoto descolado, popular, esportista e que faz um grande sucesso com as garotas e tem um mistério que o envolve, atraindo mais atenção.

"Você pode nunca mais entrar em contato comigo e eu vou entender. Ou pode fingir que nunca recebeu esta mensagem. A escolha é sua. O que quer faça, quero que se cuide. Estou confiando em sua força. Eu te amo, sempre vou amar. Você é minha melhor amiga.
Sei que pensa em mim como Joe, mas foi o Tyler quem fez isso e é ele quem eu quero que você ame ou odeie ou esqueça." Página 304

Um dos fatos que me intrigou, foi como Tyler conseguiu se adaptar rapidamente a sua nova vida. A autora conseguiu mexer com minha curiosidade e me fez quere ler mais e mais pra descobrir o "fim". Os personagens foram muito bem construídos, e não teve um que me desagradou. Achei interessante como a autora conseguiu criar um enredo e colocar os personagens no caminho certo, sabe, não houve nenhum que sobrou ou algum que tenha faltado. Os cenários foram muito bem descritos, e sem muitos exageros". A capa é linda, e foi o que mais me chamou a atenção. O titulo é perfeito e a sinopse, nem se fala. A revisão está ótima, sem erros, nenhum, acredito eu. A diagramação é linda, com detalheS em cada inicio de capitulo, o tamanho da fonte é perfeita e de fácil leitura. Simplesmente perfeito...!

22 comentários:

  1. Olá, adorei a resenha, o livro é muito interessante e parece ser muito bom. Não lembro de ter lido um livro assim, e tenho vontade de ler. E é estranho um leitor gostar de todos os personagens, sempre tem aquele que desagrada um pouco. Gostei da resenha e estou seguindo o blog :D

    eueminhapequenaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Felipe, pelo comentário... E eu amei os personagens, a autora soube criar cada um. Garanto que você vai adora se aventura nesta história emocionante que é esse livro... :)

      Excluir
  2. Olá, eu já tinha visto esse livro e tinha gostado muito. Agora com a sua resenha eu fiquei com mais vontade de lê-lo :D
    bjs
    http://horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já estava muito curiosa para ler esse livro um bom tempo atrás. Aliás, preciso logo lê-lo..rs. Sempre me interessei, mas essa resenha me despertou atenção, porque tbm é a primeira que leio desse livro...rs. Engraçado eu não ter lido nenhuma outra antes, só quis ler por causa da capa. Que aliás chama muito a atenção. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Que bom que despertei sua atenção, leia sim, garanto que vai adora!! Obrigado XD

      Excluir
  4. Amei a resenha... O livro me deixou intrigada e curiosa, achei muito interessante como você conseguiu resenha e fala aquilo que eu gostaria de sabe sobre o livro que me interesso... Amei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal que falei o que você precisava saber... !! Obrigado! ;)

      Excluir
  5. Adorei a resenha, achei muito interessante esse livro, e a resenha só me deixou mais curiosa. Depois dessa resenha, já está na minha lista de compras.... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!! Espero que compre logo e aproveite! Obrigado! ;)

      Excluir
  6. Para ser sincera, pela capa eu não me interessei. Mas como diz o ditado não julgue o livro pela capa e é isso ai. Com essa resenha eu fiquei altamente interessada. Gostei muito da sua visão quando ao enredo.

    Primeiras Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Mary! Espero que leia e goste!!! XD

      Excluir
  7. Eu adoro esse tipo de livro, fiquei curiosa..... Logo, logo vou compra e devora-lo...... Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  8. Que bom que você gostou, porque eu também gostei!
    Resenha lindinha demais!!!
    Adorei!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Que que leu, somos dois que gostaram.... rsrs :)

      Excluir
  9. O livro tem uma temática bem interessante, mas uma coisa pela qual nunca me chamou a atenção nele foi a capa. Não sou de julgar pela capa mas também nunca me interessei por esse livro, todavia adorei sua resenha e fiquei curioso com o livro, talvez eu leia ele um dia...talvez
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que ficou curioso, Italo... Espero que leia e goste!! XD

      Excluir
  10. Amei o livro! Fiquei super curiosa pra ler.... Amei!

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da resenha, apesar do livro não fazer meu tipo de leitura!! bjs

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para nós.