10 Dicas para quem gosta de escrever e quer se tornar um grande escritor!


Bom dia galera! Finalmente é quinta-feira... Tá chegando o fim de semana. Quem ai já tem planos? Hoje o post é mais do que especial. Vou dividir com vocês algumas das dicas que criei para o meu mantra. Não demora muito e irei abdicar de muita coisa para me empenhar de verdade em escrever. Irei falar muito com vocês sobre isso na semana que vem. Por hora, espero que a galera que também gosta de escrever aproveite as dicas.



1 - Leia muito! E não apenas os seus gêneros favoritos, isso mesmo, se aventure em novos estilos literários e em histórias que ainda não tiveram o seu devido reconhecimento na mídia. É bom fugir um pouco da rotina quando se trata da literatura, até mesmo para que você possa 'abrir novas portas' em sua mente e ter um vasto conhecimento sobre os estilos. Fica mais fácil na hora de decidir o rumo a ser tomado quando se pensa em escrever o seu próprio livro, a sua própria história.



2 - Faça um esboço! Ou seja, coloque no papel todas as ideias que surgirem, organize em tópicos e depois as leia. Veja qual ideia você pode aproveitar na obra e qual você deve deixar para a próxima. Todas as ideias são boas, não descarte nenhuma delas. Guarde esse esboço e quando estiver sem inspiração para escrever, dê uma lida nele.




3 - Pesquise! Um dos grandes erros que, confesso ter cometido em relação à minha primeira obra publicada, foi não ter pesquisado sobre os lugares onde a história se passou e outros mais, citados na obra. E isso é algo que levei como uma lição para a minha vida. Se a história vai se passar em outra cidade, estado ou país que não a cidade que você mora, pesquise. Saiba quais são os pontos turísticos, a comida típica local, o modo como os cidadãos de lá falam, os sotaques e as manias. Isso vai, sem dúvida alguma, enriquecer a sua história.



4 - Se inspire! Antes de começar a escrever, procure fazer algo diferente ou então, algo que te agrade. Seja assistir um bom filme, sair para comer em algum lugar, dar uma volta pelo bairro... Qualquer coisa tá valendo, desde que você saia um pouco da rotina. Isso vai te ajudar a esquecer um pouco os problemas e a espairecer para conseguir escrever com mais facilidade ao se sentar em frente ao computador.



5 - Estabeleça metas! Determine quantas páginas precisará escrever por dia para alcançar determinado número de páginas ao término da obra. Isso vai te ajudar não só a ter mais motivação para escrever como também, para se organizar no dia-a-dia. Faça do hábito de escrever, um ritual que precisa ser executado todos os dias. Determine também um horário certo para isso. Isso é algo que tem me ajudado bastante.



6 - Leia em voz alta e peça a opinião de outros! Isso é, a cada término de capítulo, leia em voz alta para si mesmo até que a história soe bem aos seus ouvidos e mostre à alguém próximo. Aos pais, namorado(a), amigos(as), enfim, mostre à alguém e pergunte o que a pessoa achou. Saiba ouvir as críticas e aceitar de bom grado os elogios. Tenha em mente que se a sua obra vai ser criticada por pontos que você deixou solto, melhor que seja por alguém em quem você confia.



7 - Cuidado com a ortografia! Fique sempre atento aos erros gramaticais e tenha sempre um dicionário em mãos. Não repita a mesma palavra várias vezes em um parágrafo ou texto, procure por sinônimos. E se não sabe como escrever uma palavra, dê uma olhada no dicionário também. Sempre que vou escrever mantenho um dicionário ao meu lado, é quase que um ritual de escrita. E se continuou em dúvida, jogue a palavra no Google. Quem é que nunca fez isso, afinal?




8 - Divulgue a sua obra! Outro erro que cometi. O fato de ter me frustrado com alguns aspectos em relação à publicação de minha primeira obra, me fez desanimar e acabei não divulgando tanto a obra como deveria ter feito. Hoje em dia, já estou esboçando as ideias para a divulgação do livro que estou escrevendo. Esta é uma das partes mais importantes. É por meio da divulgação que você 'aparecerá' para o mundo literário. Então, invista!




9 - Seja amigo dos blogueiros literários! Como atuo nos dois papéis, o de escritora e o de blogueira, sei o quanto é importante ter amigos blogueiros na área. Afinal, são eles que irão criticar a sua obra, positivamente ou negativamente. Então, tenha em mente que se você quer se tornar um escritor de sucesso, tem que valorizar os blogueiros literários, eles são a principal fonte de divulgação das editoras!



10 - Revise, revise e revise! Isso ajuda muiiiiiito galera, vocês não tem ideia. Ou na verdade, devem ter sim. A parte da revisão é a mais importante, afinal uma boa revisão salva a sua obra enquanto que uma má revisão... pois é, acaba com qualquer boa ideia. Então leia a cada término de parágrafo, capitulo e leia quando finalizar a obra.




E ai, gostaram das dicas? Esse agora será o meu mantra! Espero que vocês aproveitem as dicas.

Beijinhos

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós.