Tagarelando... New Adult ou Young Adult?


Tagarelando... New Adult ou Young Adult?


Muita coisa tem evoluído com o passar dos anos, inclusive a literatura. Hoje em dia os amantes dos livros podem se considerar cercados por ótimas opções; livros para todos os gostos, humores, leitores e momentos. Dentre todas estas opções acabou surgindo a necessidade de ampliar o vocabulário em se tratando de gêneros literários. Novos gêneros foram surgindo e se tornando modinha. Mas e ai, qual é a real diferença entre eles? Está escrito em algum lugar? No Wikipedia, com toda certeza.
Mas é ai que nós entramos, pois afinal, fica difícil resumir toda aquela baboseira do Wikipedia em algo realmente sólido, objetivo e claro. E é exatamente para isto que escrevi este artigo, para falar sobre um dos gêneros mais queridinhos do momento e que tem dado tantos nós na cabeça dos leitores; o New Adult e qual a diferença real entre ele e um outro um pouquinho parecido, o tal do Young Adult.
Pois bem, vamos começar falando do YA – Young Adult – já veterano nas livrarias e estantes de todo o país. Os livros que tem como gênero o YA, são em sua maioria escritos por jovens adultos ou para jovens adultos com idade entre 14 e 21 anos. A grande maioria destas histórias tem adolescentes como protagonistas e situações vivenciadas pelos mesmos, de modo com que os leitores de YA se identifiquem. Em sua maioria, os livros do gênero são de ficção. Muitos escritores deste gênero tem a idade parecida com a de seus leitores e por isto mais experiência para falar sobre o tema em questão.

O QUE LER?

A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.



Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. 

Já o New Adult, é um gênero que segue depois do YA, literalmente. Porque é o gênero que identifica a transição do protagonista antes adolescente para a maioridade e as responsabilidades que isto agrega; quando estão começando a faculdade, tendo o primeiro emprego, o primeiro relacionamento sério e vivenciando pela primeira vez a experiência real da independência, de serem responsáveis por suas próprias vidas. O protagonista passa a carregar mais experiência de vida em seus relatos, sem toda aquela inocência, toda aquela meiguice e blá blá blá. A faixa etária dos NA varia entre 18 à 26 anos.

O QUE LER?

A nova Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa - e deseja - evitar.
Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento de Travis pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura.
 


Blaire Wynn não teve uma adolescência normal. Ela passou os últimos três anos cuidando da mãe doente. Após a sua morte, Blaire foi obrigada a vender a casa da família no Alabama para arcar com as despesas médicas. Agora, aos 19 anos, está sozinha e sem lugar para ficar. Então não tem outra escolha senão pedir ajuda ao pai que as abandonara. Ao chegar a Rosemary, na Flórida, ela se depara com uma mansão à beira-mar e um mundo de luxo completamente diferente do seu. Para piorar, o pai viajou com a nova esposa para Paris, deixando Blaire ali sozinha com o filho dela, que não parece nada satisfeito com a chegada da irmã postiça. Rush Finlay é filho da madrasta de Blaire com um famoso astro do rock. Ele tem 24 anos, é lindo, rico, charmoso e parece ter o mundo inteiro a seus pés. Extremamente sexy, orgulha-se de levar várias garotas para a cama e dispensá-las no dia seguinte. Blaire sabe que deve ficar longe dele, mas não consegue evitar a atração que sente, ainda mais quando ele começa a dar sinais de que sente a mesma coisa. Convivendo sob o mesmo teto, eles acabam se entregando a uma paixão proibida, sobre a qual não têm nenhum controle. Mas Rush guarda um segredo que Blaire não deve descobrir e que pode mudar para sempre as suas vidas.

E ai? Deu para esclarecer? 






0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós.